quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A nova classe universitária brasileira


Em meio a tantos pontos negativos em nossa educação, temos um motivo pra comemorar, afinal um novo horizonte está visível no mundo acadêmico. Dados de 2009, comparados ao levantamento de 2002 do IBGE, demonstram que houve um acréscimo de 300% do número de universitários que pertencem à classe D.

Em 2002 quase 25% dos alunos eram da classe A, 30% da classe B, 40% da C e apenas 5% da classe D. A história mudou e com políticas públicas de inclusão universitária como o Prouni e cotas surtiram efeito. Em 2009, o número de universitários da classe D (15,3%) já era o dobro do da classe A (7,3%). O número absoluto de alunos com renda maior se manteve estável, mas o de estudantes com menor poder aquisitivo, com renda familiar de um a três salários mínimos, cresceu muito.

Os estudos mostram também que os universitários da classe pobre estudam mais do que seus pais estudaram: Apenas 10 % dos jovens da classe A estudaram mais do que os seus pais, na classe C, 68% dos jovens estudaram mais que os pais, e, na classe D, 72% dos jovens estudaram mais do que os pais. É a primeira geração de universitários na família da nova classe média brasileira.

Não tenho dúvidas que, caso nosso país permaneça com políticas públicas que dão certo, não teremos problema de alcançar um patamar elogiável em nossa educação.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O grande problema das cidades pequenas


Quando se fala em cidades do interior, logo lembramos de ruas tranqüilas, trânsito morno, vagas para estacionar, praças, tranqüilidade, paisagismo natural, correto? Infelizmente não é bem o que vemos nessa nova ordem das cidades interioranas, com crescimento a todo vapor, e sem planejamento urbano necessário.

Vemos ruas sendo abertas com espaço pequeno, para economizar na rua e sobrar espaço para os lotes a serem vendidos, nos loteamentos abertos não vemos espaços para praças ou lugares para lazer. Não vemos um planejamento urbano para as cidades. Estamos cometendo os mesmos erros que as grandes cidades cometeram décadas atrás, onde a cidade cresce desordenadamente sem controle e sem estratégia.

No Brasil temos dois modelos de metrópoles que tiveram um planejamento urbano, são elas Brasília e Belo Horizonte, onde seguem uma urbanização ordenada e controlada, outras capitais buscam planos de desenvolvimentos urbanos em busca de desfazer o estrago, como Salvador. Em Goiânia, quando um loteamento é aberto, ele recebe pavimentação, água encanada e energia elétrica, antes do levantamento da primeira residência.

Precisamos alertam os prefeitos das cidades interioranas que não podemos crescer sem projetar novas praças, sem dar espaço suficientes para ruas e avenidas, que não precisamos crescer sem dar lazer e conforto ao nosso povo, secretários de infra-estrutura precisam acordar para esse problema. Nossas ruas começam a ficar pequenas, percebemos isso nos centros comerciais e não encontramos vagas para estacionamento.

Cidades pequenas de 10 mil a 100 mil habitantes precisam começar a repensar no seu modo estratégico de se expandir. Não podemos ficar crescendo de forma desordenada como as imobiliárias, construtoras e donos de lotes querem.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A hipocrisia cristã na vida, e a santidade nas eleições


O norte do debate eleitoral mudou, o candidato brochante José Serra (não sobe nem com Pramil) conseguiu transferir o debate eleitoral em busca duma reação nas pesquisas de opinião.

Nesse segundo turno poderíamos estar discutindo reforma previdenciária, tributária, política, mas não, preferem falar somente sobre aborto e agregar uma ala de hipócritas que são contra a legalização do aborto nesse país ainda carente de senso crítico.

O cristão brasileiro empresário diariamente sonega imposto, não paga o que deveria aos seus funcionários e quando paga, pega uma miséria, nega direitos trabalhistas aos seus subordinados, o explora diariamente, faz da sua empregada doméstica uma escrava do lar, fatura quantias exorbitantes, chama o bolsa-família de bolsa-esmola, está somente preocupado com a vida espiritual e busca a igreja para sanar seus desejos capitalistas e mercenários. Mas no que diz respeito ao aborto a santidade bate à sua porta e seu moralismo depravado se desfaz diante dum surto de cristandade.

O que vemos é uma HIPOCRISIA!
 
Tratar do aborto no Brasil é mais do que uma questão religiosa, é uma questão de saúde pública. Se Jesus voltasse hoje ele expulsaria novamente os religiosos e reestruturaria os templos cristãos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Marina declara apoio a Dilma! Terra censura!


Marina declarou em entrevista ao portal Terra votar em Dilma diante da sua história e trajetória política nos 30 anos que fez parte do PT. A entrevista concedida ao portal Terra não ficou muito tempo disponível, onde a notícia sofreu alteração, excluindo a fala de Marina, declarando seu voto à candidata petista.

Tivemos a oportunidade de dar um “print” e disponibilizar esse ato falho e manipulador do site, acessem e divulguem a notícia.

Marina agora é Dilma!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Que venha o segundo turno!


Começou a propaganda partidária eleitoral que não é gratuita, já que o governo desconta em impostos, o valor referente ao tempo de televisão destinado à propaganda. O que veremos são duas táticas parecidas com as táticas adotadas do primeiro turno, porém com leves mudanças.

A candidata Dilma Roussef começou a campanha explorando ainda mais os frutos do governo Lula, governo pelo qual fez parte durante os 8 anos, em cargos estratégicos, utilizará o tempo para esclarecer alguns pontos que atormentam sua campanha como o aborto e as mentiras repassadas por e-mails, dentre elas que ela não poderia entrar nos Estados Unidos (como se fosse algum prestígio pisar naquele país amante de guerras) e que nem Jesus Cristo tiraria a vitória dela. 
Dilma reforçou o time, chamou todos os governadores e senadores eleitos da base aliada e promete esclarecer todas as dúvidas dos eleitores.
O candidato José Serra adotará medidas mais agudas, afinal está com 14 milhões de votos a menos que a candidata petista, alegre por ter conseguido ir ao segundo turno, se reuniu com Aécio Neves, onde o senador mineiro sugeriu que Serra aproveitasse mais o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em seu horário eleitoral e também que defendesse as privatizações que ocorreram nos 8 anos que o PSDB passou na presidência. Aécio crê que é o ponto que o PT mais bate em Serra e que o candidato tucano precisa mostrar o que realmente ele representa, defendendo as privatizações e o governo FHC em sua plenitude.
O que os dois candidatos adotarão em comum são medidas mais ambientais, com o intuito de atrair os eleitores que votaram na candidata Marina Silva.
Vamos aos programas eleitorais e aos debates, vejamos como serão mais eletrizantes do que no primeiro turno.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Meu palpite!


Diante do cenário político e da curta, porém intensa, experiência na política, venho aqui postar meus palpites para essas eleições de 2010.
Creio que o PT baiano consegue eleger 9 deputados estaduais, 2 a mais do que a eleição passada.
Na eleição para deputado federal o PT baiano fará 8 deputados, o mesmo placar da eleição passada, não creio em aumento nesse número.
Já na eleição para Governador, Wagner leva fácil no primeiro turno, com uma vantagem superior a 10% da soma dos demais candidatos.
Para Senador a briga nos institutos de pesquisa parece acirrada, mas na Bahia o que vale mesmo é a tão falada boca-de-urna, Pinheiro será o primeiro colocado, seguido de Lídice, César Borges brigará com José Ronaldo pelo 3º lugar, Aleluia ficará disputando com Edson Duarte do PV.
Para presidente, Dilma vence no primeiro turno com 53% a 54% dos votos válidos, Serra não passa dos 25%, Marina fica entre 10% e 12%.
Bom... aqui está o meu palpite para essas eleições, que conto também com a eleição de Zé Neto 13123 para deputado estadual e Emiliano José 1331 para deputado Federal.