quarta-feira, 28 de março de 2012

Vai ter tudo de fartura, já vejo relampear!

Terra, Vida e Esperança

Luíz Gonzaga



















"Estou no cansaço da vida
Estou no descanso da fé
Estou em guerra com a fome
Na mesa, fio e mulher


Ser sertanejo, senhor
É fazer do fraco forte
Carregar azar ou sorte
Comparar vida com morte
 

É nascer nesse sertão
A batalha está acabando
Já vejo relampear
Abro o curral da miséria
E deixo a fome passar
 

O que eu sinto, meu senhor
Não me queixo de ninguém
O que falta aqui é chuva
Mas eu sei que um dia vem
Vai ter tudo de fartura
Prá quem teve hoje que não tem"


Pois é grande Luíz, que sabedoria tamanha para retratar o sofrimento sertanejo nesse período que todo ano bate à nossa porta, a tão culpada seca. É nela mestre Luíz que canalhas continuam colocando a culpa pela miséria, é nela que jogam toda a responsabilidade pela falta de comida, pela falta de água e mais ainda pela falta de dinheiro nos cofres públicos para sanar os problemas gerados pela mesma.


A burrice é achar que podemos combater a seca como se combate uma doença ou um vírus que se alastra em algumas regiões ou temporadas, mas a seca não é doença, muito menos possui uma indefinição em nossa região, pelo contrário, sabemos que todo santo ano teremos estiagem em nosso chão sertanejo, alguns anos a estiagem é pequena, mas não deixa de ser estiagem, não deixa de ser seca.


Japoneses não combatem tsunamis, não combatem terremotos, eles apenas se adequam aos fenônemos naturais da terra e se planejam para atenuar as situações que tais impactos causem em seu território. É o que falta em nossos gestores. Preferem perder o tempo planejando fraudar licitações, meter a mão no dinheiro público, re-re-reinaugurar obras para ganhar votos, trocar carro-pipa por votos, privilegiar os correligionários do que planejar ações que poderiam mudar vida desse povo tão sofrido como o nosso povo nordestino, que nada deseja a mais do que ter como plantar e colher.


Sinto falta de estrelas, como você Luiz, que tanto defendeu nosso povo e tanto fez canções que retratam o sofrimento do meu povo, aqui embaixo faltam nordestinos que honrem nossa trajetória e que façam valer a força que tem nessa tal democracia representativa, falta-nos vergonha na cara para poder nos orgulhar e dizer que aqui nesse chão tem "cabra-macho" de verdade e que honra suas raízes.

Neste momento, Luiz, não nos resta outra coisa a não ser olhar para o céu e pedir a Deus chuva, esperar relampear e fazer brotar das nuvens a solução dos problemas que poderiam ser sanados pelos incompetentes que aqui estão, mas aproveita que está do lado Dele aí e pede uma chuvinha, não pela micareta, mas por esse povo tão sofrido que você mais do que ninguém conhece.



Um comentário:

  1. http://fabricadesimulados.com.br/info/2727-Simulado-de-certificacao-ANCORD-2015-2016

    ResponderExcluir