quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Concursos Públicos Eleitoreiros


É duma canalhice tamanha como a CAIXA, CORREIOS, EMBASA e tantos outros órgãos estatais conduzem seu processo seletivo de funcionários .

No início é tudo muito lindo, as matérias são fabulosas: Correios vai contratar mais de 5.000; CAIXA espera nesse concurso contratar mais de 3.000 concursados ; Embasa estuda concurso para 2.300 vagas.

Porém o que vemos é muito diferente. A CAIXA realizou um concurso público em 2004 onde convocou na região de Feira de Santana quase 400 concursados, o concurso tinha validade de 2 anos e foi prorrogado por mais 2. Em 2008 a CAIXA realizou um novo concurso, já que o de 2004 tinha expirado a validade, juntou uma fortuna com recorde de inscrições, a promessa por ser o concurso que mais chamaria os aprovados era convincente, até Junho de 2009 todos os estagiários e terceirizados que estivessem exercendo atividades fins nas agências seriam exonerados.

Passou-se o tempo o concurso de 2008 já está na metade da sua vigência e foram chamados nada mais, nada menos que 14 concursados na região de Feira de Santana. Em Coité vemos vários estagiários praticando atividades fins como abertura de contas, atendimento ao FGTS/PIS, atendimento ao público e em Serrinha não é diferente. São cerca de 20 estagiários de maneira irregular nas agências da CAIXA de Coité e Serrinha.

Digo irregular, pois a CAIXA assinou uma TAC com o Ministério Público se comprometendo a retirar todos os estagiários até Junho de 2009, do contrário pagaria uma multa de 15.000,000 (Quinze mil reais) por cada estagiário encontrado depois da data prometida.

O Governo Federal continua vendo nada, a presidenta da CAIXA se faz de cega, abre concurso apenas para chamar a atenção nacional, as filas crescem mais e mais, os lucros são exorbitantes, são bilhões e bilhões de lucro, mas cadê os concursados? Serão convocados ou não? Em 2010 já está programado outro concurso a nível nacional. Sequer convocaram 10% dos aprovados de 2008, mas em 2010 tem concurso, tem Dilma candidata, tem Lula querendo fazer uma sucessora, mas não se animem, em 2011 não tem eleição aí a coisa emperra, e todos ficam a ver navios. Uma verdadeira canalhice.

No Governo Estadual a história não muda muito, apenas os personagens são trocados.

Sai a CAIXA e entra a EMBASA. Promessa de campanha de 2006, estamos em 2009.

Todo mês o Edital ta pra sair, ta pra sair e NADA. É o verdadeiro governo da “Wagareza”, assim como o asfalto de Salgadália a Coité e o asfalto de Barrocas a Serrinha, ta mais para uma manobra eleitoreira para arrecadar votos. O PT estadual que tanto criticava a forma carlista de governar ainda tem nas entranhas a manipuladora forma de governar e obter vantagem política com isso, a política embasada na ética e na necessidade do povo é deixada de lado nessas horas. Preferem os Processos Seletivos para ficar de 2 em 2 anos gerando vagas sem nenhum compromisso com o trabalhador. Quanta vergonha eu tenho de ter votado num governador mesquinho como Jaques Wagner. Dá nojo!

Enquanto isso a farra fica completa no senado, o governo federal finge que não vê nada em nome da tal governabilidade, o povo coloca a culpa nos políticos, mas esquecem que foram eles que votaram nessa corja que só faz o país andar na contramão do progresso e da profissionalização do setor público.

Da próxima vez, reflita bem em quem votar!

3 comentários:

  1. Ô xará, parabéns pelo texto, pelo blog e pela coragem de cortar na própria carne. É perfeitamente pertinente a denúncia de "concursismo". Se faz o concurso apenas como moeda eleitoral, não são chamados os aprovados, e logo em seguida se faz outro concurso. Quanto à TAC que a Caixa assinou, só vi referência nela aos terceirizados com multa de 2.500 reais, nada sobre os estagiários. As denúncias merecem ser levadas ao MP ou no mínimo enviadas ao maior número de órgãos de imprensa possível Leo, ação!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é Xará! A denúncia já está nas mãos do MP desde o início de Julho. O que pode-se fazer é apenas reclamar e utilizar do maior número de ferramentas para alardear tais fatos.

    Obrigado por visitar o blog!

    Apareça sempre!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Companheiro Léo. Não teria ideia de tão bom texto que voce fez aqui, caso não tivesse eu mesmo o lido, e fosse me dito por alguém. Você, assim como eu, somos petistas, e gostei da sua atitude de criticar, demonstra coragem, e acima de tudo, conhecimento no que diz. Só acho que as críticas suas poderiam ser mais cuidadosas, pra nao ficar parecendo "sensacionalismo".

    Abraços, Erivagno.

    ResponderExcluir