A mídia consegue quase que incontestavelmente alcançar muita credibilidade nesse nosso país com educação pública de baixa qualidade, nesse país carente de cidadãos críticos e participativos, de tal modo que basta um meio de comunicação noticiar algo, que o mesmo fato torna-se verdade absoluta.
O mais triste é vermos o nível baixo do jornalismo brasileiro, ao ponto de não exigir nível superior para atuar na profissão, impactando seriamente na qualidade e veracidade dos fatos a serem alardeados à nossa população.
Hoje sites, jornais, tv’s mais do que nunca matam diariamente vidas, matam pais e mães a todo momento, matam da pior forma, matam caluniando, difamando, colocando a imagem de pessoas na berlinda sem qualquer meio regulatório e classificatório. A imprensa quer tomar o papel do Judiciário e se tornar mais um setor a ser intocável por qualquer outro setor da sociedade.
É incrível darmos poder a uma classe profissional que nos fornece informações de baixa qualidade técnica, de forma arbitrária e darmos a condição de intocáveis pela justiça brasileira. Vemos diariamente jornais e revistas colocarem o que querem nas bancas, sujando a imagem de cidadãos, tentanto manipular a consciência pública e da pior forma, baixando o nível e não exigindo diploma para atuar na profissão.
O jornalismo brasileiro precisa urgentemente duma reformulação, onde meios regulatórios necessitam atuar. Liberdade de imprensa não quer dizer imprensa irresponsável sem limites, muito menos imprensa com o mais alto poder na República Federadiva do Brasil.
Preciso falar depois com você, sou o editor do blog Retratos Avessos (www.retratosavessos.blogspot.com)
ResponderExcluirManda um email pra eu falar com seus contatos:retratosavessos@gmail.com
Bons textos
Abraço