segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O que há de errado com o nosso país?



Insisto nesta teimosia, nosso país tem jeito sim, não podemos admitir que um país dum povo tão vibrante, alegre, misto e acolhedor não tenha autoconfiança na resolução dos gargalos que existem em sua comunidade.

Não é incomum nos depararmos com frases prontas do tipo “bem-vindo ao Brasil”, “O Brasil não tem jeito”, “Por isso que o Brasil não vai pra frente”, num tom sarcástico de que o país já fosse predestinado à desorganização político-social e que a corrupção esteja impregnada na alma do nosso povo.
Eu discordo completamente desta tese e ponho mais lenha na fogueira desta discussão histórica. Creio que o problema de toda essa bagunça esteja embaixo no nosso nariz, num linguajar popular, bastando apenas cada brasileiro fazer um exame de consciência diário dos seus atos e perceber qual sua real contribuição para mudar toda essa bagunça ética e moral.

O brasileiro reclama da contribuição pecuniária que dá à sociedade (impostos), sonega-os diariamente, cometendo diversos ilícitos e fraudes para driblar o fisco e contribuir menos para a nossa educação, saúde, moradia, segurança e tantos outros setores essenciais. O fato de haver corrupção no país, não dá direito moral ao brasileiro de sonegar impostos, afinal não é reduzindo a arrecadação tributária que preencheremos o déficit de recursos que irão pelo ralo da corrupção política.

Na Suécia, a carga tributária chega a 45% da renda, no Brasil chega a 35%, e os suecos entendem a real necessidade dos impostos e a importância dos mesmos para compor uma sociedade justa e preocupada com o bem comum. Aqui chegarão os críticos e dirão “Ah! Mas na Suécia eles vêem o dinheiro arrecadado ser bem empregado!”, mas um fato não justifica o outro, assim como os fiéis pagam o dízimo independente da postura dos seus líderes religiosos, numa sociedade não podemos permitir tal justificativa, já imaginou se todos pensarem da mesma forma e resolverem não pagar mais impostos? Seria a solução para o país?

Devemos dar bons exemplos, agir honestamente diariamente, agir de forma ética no trabalho, nas relações interpessoais inerentes ao cotidiano, em casa, na escola, na faculdade, no emprego, na igreja, em todos os locais, sermos cidadãos, no sentido genuíno da palavra. Os políticos são consequências dos nossos atos, ao mudarmos de postura o efeito virá como cascata, uma mudança moral dos nossos representantes virá após uma reformulação de postura ética do nosso povo.

Vamos à luta, que tal começar a mudar o Brasil, começando por você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário