sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O estado e sua responsabilidade.


“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”

O texto acima poderia facilmente preencher espaço num conto de fadas e servir de instrumento para ninar nossos filhos, sobrinhos e netos. Quem dera fosse, mas o texto acima está no caput do artigo 5º da nossa Constituição Federal.

Poucos jovens de ensino médio conhecem ou sequer ouviram falar em nossa Constituição, num país que não respeita sequer sua carta Magna. Disciplina como Educação Artística parece ser mais importante que a noção da nossa Constituição Federal. O brasileiro aprende empiricamente como se adequar à legislação do país e sofre na pele por não conhecer seus direitos e garantias fundamentais.

A técnica é simples: deixar o povo na escuridão do conhecimento, para manipular e mantê-los na alienação tão sustentada pela mídia e a classe rica brasileira.


Deveríamos ter um conceito constitucional em todo ensino fundamental, juntando com isso um enfoque maior à Filosofia e Sociologia, para assim possibilitarmos em nosso país futuras gerações conscientes, que escolham corretamente seus representantes e cobrem dos mesmos atos de legisladores que se comprometem com o país.

Até lá teremos que aturar um Estado sucateado, sem respeitar e garantir os direitos que deveriam ser primordiais na vida do brasileiro, onde a presença do Estado é vista apenas quando um bando de soldados com armas tomam conta das ruasde alguma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário