quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Capitalismo acabará no Brasil


Seria possível um dia os principais tablóides nacionais noticiarem tal fato? Eu não acredito em tal utopia, já que o princípio socialista está longe de começar a nascer em nossos lares e em nossa educação.

Estamos num país que cheira consumo e incentiva a auto-realização através do acúmulo de capital, da exploração do seu semelhante, através de jornadas de trabalho exaustivas, salários baixos e lucros exorbitantes. Mas o capitalismo está longe de se resumir apenas nos meios de produção, já que nossa cultura enraizada já se faz presente em pequenos atos, como fazer o favor de comprar algo para alguém e colocar o “lucrozinho” em cima do valor real da mercadoria, o de festejar datas comemorativas através de troca de presentes, incentivar alguém a fazer algo dando-lhe uma “pontinha por fora”.

O capitalismo meu amigo é bem mais do que pensamos e imaginamos, não se resume a instituições financeiras, mas se expande também pelo desejo insaciável de trocar seu carro pelo novo modelo que a televisão insinua ser para os mais competentes, tomar o Whisky que tem o mesmo sabor do outros, mas o valor de cifras inacreditáveis, ingerir alimentos de péssima qualidade, mas usar Adidas, Lacoste, Ellus e mostrar que você também quer ser aceitável nessa sociedade capitalista.

Vejo em nosso país um falso discurso socialista, onde a incessante busca pelo acúmulo do capital não é deixado de lado, e a preocupação pelo próximo está longe de ser prioritária.

Socialismo no Brasil só tem valor quando as palavras saem da boca de quem compartilha seu próprio salário para matar a fome dos seus semelhantes, do contrário seremos um monte de “Plínios de Arruda” que se denominam socialistas, mas acumulam patrimônios milionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário