terça-feira, 7 de julho de 2009

Pobreza publicitária

Numa cidade comum, com pessoas comuns, de hábitos comuns, todo cenário de vida pacata e tranquila, mas o que vemos em nossa cidade, quando o assunto é politicagem, é bem mais assustador que pesadelo infantil com Michael Jackson, mais horrível do que ver Hamilton Rios discussando, é mais cômico que ver Vertinho sendo artilheiro do Intermunicipal.

Bem meus amigos, é bem na Região Sisaleira, em Conceição do Coité, que temos uma mídia inútil, completamente mercantilizada na lei da oferta, e por se tratar dum assunto tão complexo... abro espaço no meu blog para meu amigo Waguinho, a quem tenho profunda admiração e desde já agradeço tal participação, com suas belas palavras e com uma capacidade extraordinária capacidade de raciocínio, analisar tal situação:

"Pobreza publicitária


Existia uma briga tremenda antigamente: de um lado Durkheim que achava que o cientista consegue ser imparcial em suas análises e, do outro, Karl Marx, seguido por Weber e outros que entendem que todo julgamento e toda pesquisa é influenciada pelo lugar ao qual se analisa e pelos valores de quem analisa.


Quem está certo? Sem dúvidas que o Marx, né? Não conseguimos falar sem que nossos interesses sejam o motor que move nossa boca.

A questão é: Quais interesses?


Há alguns anos atrás a revistinha VEJA publicou uma matéria onde dizia que o Paulo Freire queria implantar o socialismo na mente das pessoas. Mas, quer dizer que o ensino que vemos aí, ainda trazendo marcas da ditadura, não é para implantar o neoliberalismo? Porque tanto medo do método de Freire para educar os velhos? Seria porque, educando os velhos, eles veriam os cabrestos sendo desamarrados?


Bem, tudo é sim interesse! É por esta razão, que tem um sitezinho em Coité, de péssimo gosto, diga-se de passagem, com um layout horrível, com matérias idiotas e, o pior de tudo, totalmente tendenciosa. O mais engraçado é que ao abrir o site tem lá: Deus é fiel!


Misericórdia: quando essa galera chama por Deus, eu repreendo! Tá amarrado, Satanás!


O que mantém este site no ar?


Quem mantém? Chegou-me às mãos a resposta: um contrato com a prefeitura! Quer dizer então, que o site é da prefeitura? Ou a prefeitura o mantém para que este site espalhe os velhos discursos cosméticos de sempre? Como julguei: o site é de uma pobreza terrível. Até as mentiras são as mesmas. Por favor, mostrem-me mentiras novas!


O que mais me chamou a atenção no contrato foi:


Contratado - Elaborar o material conforme solicitado pela contratante

Em outras palavras: Rabo preso!


Agora que jornalismo não é mais profissão reconhecida, o diploma não vale, qualquer mané consegue ganhar dinheiro com site e publicidade. Inclusive o dono deste site, que sem ter nível superior, fecha um contrato de R$ 5.400 reais."


Wagner Martins
Teólogo

Um comentário:

  1. é complicado ver que existe pessoas assim presas.Eu acho vc um cara impressionante mas tem horas em que vc tem uma linguagem muito radical e nao podemos sermos radicais demais..
    SIM E DEUS É FIEL,AGORA NÓS É QUE NAO SOMOS FIEIS À ELE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    DEUS O ABENCOE!!!

    ResponderExcluir